Caffè

(Visite nosso novo estabelecimento: www.brauncafe.com.br)

Madrid tem ótimos cafés. O espresso do Il Caffè di Roma (1,50 euro) - rede de cafeterias do Grupo Lavazza - é fenomenal. Eles também oferecem variedades da Colômbia, Jamaica e do Brasil. Nesse ponto, cafés como o Santo Grão e o Cafeera, em São Paulo, não ficam devendo.

Outro lugar bem bacana é o 4D, que tem uma gelateria ao lado. Não deu tempo de provar o sorvete de lá, mas parecia bom. Tomamos café sentados no balcão (mais barato do que na mesa) e o mini-muffin de chocolate estava uma delícia. Valim foi de chá (té). Já estava se preparando para a temporada londrina.

O garçom foi com a nossa cara e indicou os bares com tablados e apresentações de guitarra flamenca, que só os locais conhecem. Perdemos o tacón flamenco, mas a dica é a Calle Cava Baja, que tem muitos restaurantes e bares convidativos.

4D Caffeteria Gelateria - Calle Cuchilleros, 17/19 - Madri.

O Bar do Partido

(Visite nosso novo estabelecimento: www.brauncafe.com.br)

A Casa Labra, dica da Denise, que teve a felicidade de morar em Madri por quatro meses, vale um post só pelo apelido que acabamos dando ao lugar: o bar do partido.

O boteco e restaurante, que fica na rua da loja de departamentos El Corte Inglés, é histórico não só pelos bolinhos de peixe fritos na hora. Lá foi fundado o Socialista Operário Espanhol (PSOE), em 1880.

A história ficou marcada durante a viagem. Nós tínhamos de visitar o local de qualquer jeito. Como nunca lembrávamos o nome acabou virando "bar do partido".

No penúltimo dia, finalmente, fomos fazer um happy hour rápido no bar, que está lá desde 1860. O lugar antigão, com pé direito bem alto, é muito estiloso.

O serviço da Casa Labra é engraçado. No balcão da direita, as pessoas fazem fila para comprar os bolinhos e depois se ajeitam, do lado esquerdo, no balcão das bebidas.

A expectativa era tanta, que fui logo pedindo quatro 'tapas de bacalao', a especialidade da casa. Alê arrumou o espaço no balcão lotado e as cervejinhas.

Os pedaços de bacalhau bem tenros são empanados com leite e trigo. O resultado é bem diferente. Tanto o sabor como o preço são um pouco salgados - se não em engano, 2 euros cada - mas a Casa Labra tem história e a caña é boa. Merece a visita. Valeu Dê!

Casa Labra - Calle Tetuán, 12 - Madri.

Uma tapinha não dói...

(Visite nosso novo estabelecimento: www.brauncafe.com.br)

Nada de ficar horas sentado no boteco. Em Madri, o negócio é sair de bar em bar, ou 'salir de tapas', bebericar, comer um petisco no balcão ('picar en la barra') e partir para o próximo e o próximo e... aí já viu que beleza.

O agito nos botecos perto da Puerta del Sol começa lá pelas 23h, mas vida de turista é dura e chegamos mais cedo. Para facilitar sua vida, a maioria dos bares exibe as matérias-primas de seus petiscos em vitrines.

É uma diversão olhar decorações de cogumelos gigantes, miúdos de porco, lulas, abobrinhas, camarões, peixes e até polvos montados com pimentões e tomates para atrair o botequeiro.

Muitos bares oferecem uma porção de cortesia. Podem ser as papas alioli, uma espécie de maionese de batatas mais cremosa com sabor bem acentuado de alho, ou azeitonas recheadas com pimentão ou pepinos em conserva enrolados em filezinhos de aliche. Hummm. E de graça!

Nas duas visitas ao La Fragua De Vulcano, rolaram as papas alioli e asinhas de frango picantes. Lá também comemos uma maravilhosa porção de camarões na chapa e uma bela paella, que custa 5 euros e dá pra dois (com fome). Regue com o limão siciliano e mande ver. O lugar é uma delícia, o atendimento é ótimo e tem TV para os meninos que amam futebol.

As azeitonas deliciosas e o pepino em conserva com pimentão enrolado no aliche foram cortesia da Cervecería La Cruz de Malta. As cañas da Cruz de Malta não são tão boas como as da cerveja San Miguel, a Skol da Espanha, mas valeu a bebedeira com o Alê no balcão.

Essa estratégia da cortesia é perfeita. É uma porção pequenina só para aguçar seu apetite. Resultados: o cliente bebe mais para acompanhar a tapa e depois acaba pedindo uma porção. Os donos de bares daqui deviam adotar a cortesia. Uma tapinha não dói...

La Fragua Del Vulcano - Calle Alvarez Gato, 9 - Madri.
La Cruz de Malta - Calle Victoria, 4 - Madri

[ ver mensagens anteriores ]
Visitante número: